Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


domingo, 22 de março de 2009

Fim

Este é o último post do meu blog. (Nem nunca mais terei outro - promessa)
Não cheguei ao concorrer ao Prémio José Luis Peixoto. Eu, como bom tuga que sou, deixei tudo para o fim. Os tinteiros falharam e não tinha uma pen à mão, não imprimi. Não me importei. Aliás, para quê? Vou deixar as coisas como estão e fazer tudo clandestinamente. Lembro-me do grande Lobo Antunes que depois de fazer um livro leváva-o junto a uma arvore que tinha no jardim, acendia um fosfóro, e ficava a ver aquilo arder ajeitando as folhas com o pé para não restar nada. Comprava outro caderno e aí ia ele, lutando sozinho contra as suas palavras, longe de tudo. E isso é maravilhoso. Segundo ele, esperou que um feto desse um salto dentro dele e aí veio a Memória de Elefante, Os Cus de Judas, O Conhecimento Do Inferno, todos seguidinhos.
Apenas quando sentiu essa diferença decidiu-se a publicar. Tinha 37 quando saltaram cá para fora, começou a escrever aos 12. Aos 14 mandou uns textos para um sitio chamado Antologia das Revelações, ficou assustado quando viu a qualidade daquilo e nunca mais mostrou nada a ninguém durante esses anos. Diz que com o tempo foi aprendendo a descobrir a diferença entre livros bons e literatura fácil, ficou assustado. Depois, viu a diferença entre obra-prima e livros bons, aí foi o desespero total. Hoje, se não ganhar o Nobel, dou um tiro a cada um dos menbro do Comité. Não fica nada a dever ao Saramago; aliás, ultrapassa-o a brincar. E nas letras portuguesas, apenas Camões, Garret e Eça o superam, não tenho a menor dúvida.

Quanto a mim, espero que o meu feto não demore muito se chegar a vir, por vezes tenho medo de ter começado muito tarde, nem um ano disto tenho. Tenho apreendido umas coisas que ainda não mostrei a ninguém, algumas vieram dele, outros de Dostoiesvski, outras de Musil, outras de Hemingway; outras da Rita com o blog Moonlight Serenade - a primeira amiga da net a quem mostrei os textos e que logo que viu o seu blog; e o outros textos que me mondou e tenho bem guardado; fiquei aterrado;outras da Catarina com o seu blog Cherry, e onde me divirto imenso;outras da V que têm o blog, Parrots and Lions, mais culto e actual que conheço; outras da Joana com o seu, de facto, Coração em Demasia; outras da Baby Piggy - que, para além de me dizer qual é o seu verdadeiro nome, deve-me um murro na nariz e uma descrição hipotética da minha pessoa, olha ela a pensar que me esqueci - com o seu excelente (Coração?); e muitas da Maria, do blog Como Uma Apostrofe, que é de longe o melhor blog que eu conheço, como eu já lhe disse muitas vezes, é magia o que ela escreve, acredita, aprendi mesmo muito contigo, a forma como descreves o que sentes é muito original, espero que um dia publiques pois acho que terás muito sucesso.
Muito obrigado a quem viu este blog. Eu andarei por cá, a espionar de vez em quando os blogues que referi em cima. Eu preciso mesmo de fazer isto, desculpem.
It´s Hard to Explain:

27 comentários:

U disse...

E como posso manter contacto consigo? Se é que posso! Eu quero ler mais textos. Não sabes o meu nome? Una. :D e dou-te um murro sim senhor, se não me apresentares maneira de manter contacto contigo, e sim, descrevo-te mas não hoje xD*

U disse...

Eu também gosto :P misturas são boas. Mas vens cá de vez em quando?

U disse...

Está bem. Não te digo para leres os meus posts todos, mas alguns tipo os fraseados soltos, si, se puderes, lê. Era importante, as tuas opiniões são sempre críticas construtivas, em todos os sentidos. Claro que digo :D ainda não tive tempo para ler mais posts teus, mas vou, prometo *

Aubergine. disse...

Vamos perder um grande blog !

Beijinho.

Rita Silva Avelar disse...

Tenho quase a sensação que evoluimos juntos, que nos fomos conhecendo melhor - não através de conversas pessoais, mas sim do que escrevemos - e que isso foi tão importante para ti como para mim. Vamo-nos "vendo" no msn. Ou talvez noutro lugar qualquer. É com imensa pena que te vejo ir embora da blogosfera.

Boa sorte, Nuno. Beijinho :)

'stracci disse...

Não acho isto nada bem! Este blog é um desafio, os teus textos são desafios. E eu gosto de aceitá.los! :/

al disse...

só agora é que comecei a seguir! com o pouco que li cativaste-me logo.. tenho pena que acabe, mas só tu é que sabes o que é melhor para ti :P *

maria miguel disse...

há comentários e comentários. sempre que escrevi um texto e este foi comentado por ti, não te limitaste a dizer se estava bonito ou não. comentaste, no verdadeiro sentido da palavra. e foram os teus comentários para que corri mais, por poder retirar alguma coisa deles.
é pena acabares com este teu cantinho, que acredita que me fez parar e ficar abismada muitas vezes. parabéns por cada texto Nuno.
quanto ao conto, tenho seis páginas escritas, mas não cheguei a acabar, portanto também não participei. mas mesmo assim, essas seis páginas deram-me gozo de escrever. um dia mostro-te :)

obrigado, mais uma vez.
um beijinho *

Unknown disse...

Não tenhas medo se o teu feto demorar, como aprendi um dia «algumas das pessoas mais interessantes que conheci nao sabiam o que queriam ao 40 anos» e tens como o maior exemplo, como referiste aliás, esse gigante que é o Lobo Antunes.
É realmente uma pena que nos deixes, mas se por algum motivo quiseres voltar, não exites em quebrar a promessa, porque nós não nos importamos, de todo :)
Obrigada pela referência ao meu blog, fico feliz por saber que os meus pensamentos e a minha visão do mundo são admirados por alguém; e obrigada por todos os bons textos que escreveste por cá, pelas críticas, pela sensibilidade que demonstras...tudo de bom, um beijinho *

Joana M. disse...

não sei se me surpreendeu mais ler o meu nome se saber que te vais.
Como é que deixo de ler os teus textos? É o feto que vem aí, seguidinho até ao Nobel?

Tens uma escrita tão única que me prendia em cada palavra, comecei a ler coisas mais profundas porque dei conta que lias também e agora não vou saber mais porque te vais - em direccção ao feto, ao Nobel que seja!
Espero que continues a escrever com a voracidade que até então, porque deliciava-me as tardes. Os teus comentários nunca foram só isso, tinhas sempre uma sensibilidade e um tacto que transparece, comove.

Tudo de bom, Nuno. O feto, o Nobel, a descoberta ;p

Unknown disse...

Se quiseres fazer da escrita um modo de vida, dedica-te mesmo e não desistas nunca!
Quanto à imagem, confesso que não sei quem é a modelo da fotografia, mas poderia ser a Alicia, está muito bem visto :p

U disse...

Está tão difícil :| coragem é muita, mas nhai *

U disse...

http://subconscienttruth.blogspot.com/2009/01/nada-apenas-divaguei-nem-vale-pena-ler.html
Acabei de ler este post e olha que eu também tenho dias assim. E ri-me xD

Joana M. disse...

o teu fugaz regresso valeu-me um sorriso aberto, sincero, nostálgico, Nuno. :')

Catarina disse...

Tenho pena que este belíssimo blog tenha chegado ao fim!
É um pena porque vou deixar de ler os lindos textos que escrevias, vou deixar de aprender contigo, deixar de ler aquela frase que eu e a minha mãe tanto gostamos “Qualquer erro neste blog é devido à minha condição humana” .. enfim tudo vai terminar. Tenho pena que acabes com ele porque tudo o que escreves-te fazia sentido.
Só quero manter contacto contigo por isso vou-te adicionar no msn!
Até á próxima conversa

U disse...

Vou comentar por ordem de textos.
Aquilo que disseste do guiar está correcto e enquadra-se bem no meu texto, porém, eu não me tenho guiado bem, tenho me prendido ao passado e isso é muito mau para mim (é a única situação em que não consigo seguir e ser fria como nas outras), porque é querer reviver. Por outro lado é uma certeza de que ainda sigo os meus princípios e tudo o que me sou hoje, foi graças a um longo caminho que agora está lá 'gravado'.
Sou uma principiante ainda, na parte da escrita, falta-me muita experiência e os meus textos acabam sempre por rondar o mesmo. (gostava que lesses o amores eternos)
Não parto o nariz porque não quero perder tempo com coisas inúteis (a) e acredita que depois de um dia de treta, me arrancaste três altos sorrisos!

Aubergine. disse...

:O Nuno! ;D

É uma espécie de Viagem de Finalistas, os amigos foram todos para Lloret e Palma de Maiorca, eu vou sozinha à aventura para Paris *

Achei que era um conceito mais interessante de viagem do que ir para um sítio só para me embebedar e cair de podre :P

Beijinho *

Aubergine. disse...

Eu publico depois o resultado sim senhor :D

Obrigada e beijinho *

Vai passando :P

Aubergine. disse...

nao era para as compras :P

era o que fazer lá :)

Já corrigi o post .

Beijinho.

U disse...

Prometo que te respondo a tudo, puseram-me fora de mim e não quero descarregar para aqui *

U disse...

Apesar de isto não ter acontecido, se acontecesse seria mesmo assim. Sim, foi por isso que me chateei. E porque estou sempre a perdoar aquilo que não tem perdão e a lutar sozinha. É a tal situação.

(estive duas horas a ouvir música aos berros na rua e agora vou continuar, quem me dera que aliviasse)

U disse...

O que me pôs de bom humor foi o dia de ontem. E mais logo respondo-te xD *

al disse...

eu com 17 anos carregava livros do pessoa, andava com eles sempre atrás de mim, relia-os nos intervalos da escola. aos 17 anos li o Livro do Desassossego. lê que não te arrependes, eu não me arrependi.. mas confesso que demorei bastante tempo a acabá-lo, pois ele desassossega e muito!

agora vou relê-lo com uma perspectiva diferente.. *

U disse...

Quando a Musil, vou ler. E vou tentar descobrir onde encontraste emoção no meu ultimo texto. Claro que não chateias, eu disse que as tuas críticas/comentários são sempre construtivos, quem me dera que houvesse muitos assim!
"E talvez não tenha bem medo dos outros, mas medo do que posso ou não fazer, isso sim assusta-me. Ando a errar demais sem errar de facto, para outros é errar, para mim é alheamento.
" isto que me disseste, também costumo sentir, mas não me arrependo (acredito que também não te arrependas).
E ontem consegui deitar o rascunho fora :D
(puseste-me não um, nem dois, muito menos três, mas sim quatro sorrisos hoje!) *

U disse...

E não era quando mas sim quanto -.-

Joana M. disse...

Nuno, como vai isso? :D
continuei o meu conto e para além de maior acho que perdeu qualidade e até ficou confuso -.-
e gostava muito, muito que o lesses.


engraçado como fico à espera da tua opinião $$

Joana M. disse...

Oh Nuno, o teu comentário é sempre tão construtivo e crítico que me maravilha - e é (sempre) tão, tão útil..
Gostei como reconheceste os elementos da cigana, das estantes, a agulha, por exemplo, e os associaste a algo mais profundo que a matéria - era exactamente esse o meu objectivo :D
e tens razão, era tão mais fácil se fosse em inglês.. não gosto de trabalhar muito os textos porque acho que perdem na essência, mas a verdade é que às vezes acho que na palavra corrente falta imponência, percebes?
agradeço, profundamente, o conselho, espero que me possas dar mais dicas no futuro e que não me embrenhe no mais difícil num próximo capitulo que posso não me sair tão bem assim :p


A tua sinceridade - e o facto de tirares um tempinho para me ler e ajudar - traz-me sorrisos, obrigada.