Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Espelho do espelho, parede ao lado

Um espelho com outro espelho dentro. Olho o espelho, está à minha esquerda. Pica as nuvens com um pequeno enfeite seu, e foi colocado numa posição mais acima, guardando assim o reflexo do outro apenas no seu fundo. Dada a altura, outro lugar seria impossível.
Eu, de pernas dobradas no canto duma sala, vou focando cada vez mais, tornando-se maior. Em confronto à base, encontram-se desenhos que pertencem ao tecto desta sala, enfeitando o tecto com figuras oníricas, cheias de cores vivas. A sua superfície encontra-se capaz de fazer deslizar uma pena.
Por vezes reparo no outro espelho, que ocupa de alto a baixo a parede contrária, esta mais baixa para efeitos arquitectónicos. No tecto, nota-se a inclinação, a pender para este último espelho. A parede deste lado têm vindo a baixar e no espelho nota-se uma racha aqui e ali, mais visíveis no fundo do outro espelho. Um carrinho neste telhado e saltava que era um instante. 20º andar.
Num dos cantos, deito a cabeça e adormeço. O espelho do lado esquerdo envidrou-se no meu olhar.

Dentro dum espelho outro espelho, que reflecte o primeiro, que reflecte o segundo, que reflecte o primeiro, que reflecte o segundo, que reflecte o primeiro, que reflecte o segundo... um túnel a alongar-se.

2 comentários:

luis nuno barbosa disse...

gostei muito mesmo do teu blog =)

ps. tenho um convite para te fazer, mas tem de ser por mail. Se puderes manda um mail para luisnuno.soares.barbosa@gmail.com com o link do teu blog (para ser mais fácil de reconhecer). by the way, o mail tem de ser a partir da conta que usas para o blogger.

Tani disse...

e tu fazes parte desse universo que nao acaba e nao apresenta rspostas.