Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Levantei a cara e passei a linha em que a montanha
era cortada em perfil, caíndo pela encosta,
e os meus olhos cegaram momentaneamente.


Devo admitir que os raios me fizeram cair para trás
e bati com a cabeça e as costas em chão seco
que depressa me fez garantir ser ele pelo cheiro que o seu pó levantou
capaz de me fazer lembrar o ritmo da minha respiração.


O ar tinha a pressão contra si ao chegar aos pulmões
e as dores que sentia tornavam a terra confortável.
O silêncio apenas interrompido por cantares de passáros
e folhas ao vento eram um outro silêncio que aos meus ouvidos chegavam,
entrando sem pedir licença mas comigo grato por entrar.


Mesmo não vendo fechei os olhos relembrando-me assim o escuro de sempre
escondido nas minhas palpebras.
Aos poucos, deixei de respirar (ou notar que o fazia)
e o pó ia deixando de se levantar pela força do ar que expirava.


O vento nas folhas trazia a imagem
de espelhos de Sol aos saltos em cima de qualque copa
comigo de cabeça no tronco.
Olhando aos espelhos pensando neles sem pensar.


E por momentos o sono passou por mim
sem que deixasse de ouvir e cheirar
sem deixar passar as folhas que pelo vento à minha mão foram parar.


Sonhando seguro de ser verdade
que ao levantar veria tudo isto sem perder qualquer nível de sensação.
E depois de cheio escalaria o resto sem sequer me cansar.

3 comentários:

'stracci disse...

«pensando neles sem pensar»... não sei porquê gostei disto!

(Rodrigues? :p)

MafaldaMacedo disse...

Aii eu não acredito! E tu nem me dizias nada, estou muito muito chateada contigo criatura-das-trevas.. nunca pensei eu, Mafalda Macedo, ter de te desejar "parabéns atrasados". mas pronto, lá vai:
PARABÉNSS (atrasados) :D
estás um homenzinho.. e eu cada vez pareço mais uma miudita ao pé de ti :) espero que as coisas te começem a correr melhor, e que essa cabeçinha para de divagar tanto e aproveite mais as coisas. Mereçes muito ser feliz , grande beijinho aqui da chata de sempre *

MafaldaMacedo disse...

E estás expressamente proíbido de deixar de escrever, porque, sinceramente, estás cada vez melhor.