Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vinte anos

(...)

III
Vinte Anos

"As vozes intrusivas exiladas... A ingenuidade física amargamente aquietada... Adágio. Ah! o egoísmo infinito da adolescência, o optimismo estudioso: como o mundo estava em flor, nesse verão! O ar e as formas morriam... Um coro, para acalmar a impotência e a ausência! Um coral de copos, de melodias nocturnas... Com efeito, os nervos vão já pôr-se à caça.

IV
Ainda vais na tentação de Antão. As correrias do zelo encolhido, os tiques de orgulho pueril, a fraqueza e o pavor. Mas perfarás este trabalho: todas as possibilidades harmónicas e arquicteturais te rodearão emocionadas. Criaturas prefeitas, imprevistas, se oferecerão às tuas experiências. Das cercanias afluirá sonhadora a curiosidade de antigas multidões e de luxos ociosos. Só a tua memória e os teus sentidos alimentarão teu ímpeto criador. Quanto ao mundo, que te mostrará ele, quando saíres? Em todo o caso, nada de aparências actuais."

Rimbaud *

Não ligo nada a datas, simbolos, afins... Olho para muitas coisas de forma transparente, de forma muito leve. E apesar de isso ter aspectos positivos, como me importar com pouca coisa e deixar sempre portas entre-abertas, também há o outro lado em que o espaço que deveria ocupar uma maior faixa resume-se essencialmente a uma, duas, três coisas que ganham um peso enorme. Eu nunca me daria 20 anos, parece-me uma idade estúpida para mim, preferia-me para sempre preso nos 19, talvez um receio de perder qualquer coisa, não sei. E talvez também por isso que tive um pequeno pesadelo esta semana em que me via com 20, e depois repetia-se 34, 35, ... na minha cabeça logo de seguida, num pequeno passo em que se não passava nada. E foi apenas isso  - a chata da minha irmã também, a brincar - que me fez lembrar este dia. Mas também me parece que depois desse pequeno choque, surgido apenas como aviso, vejo agora as coisas ainda de forma mais leve, mantendo o mesmo espaço para as uma, duas, três coisas que posso ter sempre em mente. Pelo menos espero que sim.

*Rimbaud apesar de ser considerado por alguns o melhor poeta de sempre, deixou de escrever aos 19. 

8 comentários:

'stracci disse...

Tendo em conta o texto, a idade que sei que deves rondar e o signo 'Aquário' no teu perfil... Parabéns! Será?

(Vá, confirma.me lá, para eu poder felicitar.te de maneira mais decente e convicta, se for caso disso. :P)

MafaldaMacedo disse...

Fazes anos criatura? :o

(estou sem pc, again)

'stracci disse...

Bem, agora já passa da meia noite - são 20 anos e um dia.
Parabéns! :D
Passando à frente de todos os desejos típicos dos dias de aniversário (não os exclui.o - atenção - desejo.te tudo de bom), não deixes de escrever agora que abandonas os 19, sim? Afinal, existes sob a forma daquilo que escreves, certo?
Um beijinho * (espero que o dia tenha sido óptimo)

Sara

'stracci disse...

'stracciatella é porque adoro o sabor e a palavra em si e, em alguns casos, não pretendo mostrar a minha identidade e isto serve esse propósito.
Mas ainda bem que gostas do meu nome. :) A mim falta.me decifrar o teu R, mas tenho alguns palpites. :p

Catraia_Sofia disse...

:)

pecado original disse...

Sabes que senti o mesmo quando fiz 20? E escrevi várias páginas no meu diário em relação a isso. Os vinte trazem responsabilidade.. só depois reparei as vantagens adjacentes.
Agora sempre que faço mais um, o que passou parecia-me mais interessante!

problemas de quem é egoista;)

pecado original disse...

e nasceste a 13?

pecado original disse...

Também eu a 13 e numa sexta-feira. Para muita gente foi azar para outras uma benção :)

Sabes como ultrapassas a passagem dos anos? Percebendo que "nada se perde mas tudo se transforma."

;)