Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Balão ao ar

I... I am not so well.

Um novo nome foi bordado no meu coração. As agulhas enormes das avozinhas entraram ao serviço, e com uma paciência de croché, buracos que em tempos faziam parte dum balão de ar quente, passam a escorrer líquidos e líquidos, num contínuo apertar. Visto da altura a que alcançava anteriormente, não resta mais do um pequenino balão de borracha que anda aos saltos pela calçada, a espernear os últimos fôlegos que o furo lhe permite.
Não esperava, mas a maior surpresa, tendo em conta como sou, foi mesmo o balão se ter formado, capaz de viagens longas por paisagens interiores, as quais procurava confirmar a existência há muito. Essa descoberta deve-se a ti, agradeço-te por isso. Compreendo a tua decisão, e prometo não dizer-te o que penso sobre ela (penso muito, como sabes). Gostava apenas de dizer-te que, a essência desse balão, ainda aqui está, e o hélio que me resta é suficiente para desejar acima de tudo a tua felicidade. Espero que ao menos essa vontade me consigas realizar.

Há balões cuja altura a minha mão não consegue tocar. E um como o teu, é peça única. És livro que já nem em alfarrabista se encontra, quadro perdido depois dum assalto magistral ao Louvre, música esquecida no tempo mas que quando se ouve traz o ambiente de volta, fotografia que se recorde não apenas quando fisicamente se vê, mas mentalmente, a todo o instante. Peça de arte de exposição dedicada, ao teu nome. Quem quer que possua o teu nome no seu reportório, tem a invejável e sobre-humana tarefa de arranjar-te galeria ou museu à "altura" das tuas ondas.
Nunca ganhes o medo de alagar as paredes, a agitação faz-te viver.

3 comentários:

Rita Silva Avelar disse...

"És livro que já nem em alfarrabista se encontra"

gostava de encontrar um "livro" assim.


(adoro a imagem do skate)

Miss disse...

Nuno :) agora a menina do Pecado Original tb se juntou com umas amigas e fez um novo blog.

Passa por lá serás bem-vindo. Beijo

MafaldaMacedo disse...

Desculpa ontem não termos falado (foi ontem não foi?). Mas estava com uns problemas e tinha testes, não conseguia mesmo dar-te atenção. Beijinho - ah, gostei muito muito do texto.