Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


domingo, 17 de maio de 2009

Desculpa

Decidi escrever este post mesmo sem saber se estou certo ou não no que deduzi, mas a minha consciência matava-me se não o fizesse.
È sobre o meu texto anterior no qual penso que posso ter chateado alguém sem ser a minha intenção, mas principalmente, sem essa pessoa o merecer. Espero não me alongar muito, apesar de querer ser o mais justo possível.
O que escrevi ontem não teve como objectivo tocar ninguém nem foi inspirado em ninguém. Ninguém se não eu próprio, tal como tento sempre fazer, escrever essencialmente para mim e sobre para me tentar conhecer ao máximo. Admito contudo que também tento que haja quem possa gostar do que possa escrever, por isso dou sempre o meu melhor.
Mas talvez não tenha sido o tão justo como deveria ontem. Apesar de ter dado apenas uma visão, tenho de ter noção - e agora tenho - que a forma como escrevi induzia em erro facilmente, quase como se quisesse criticar o Amor e quem ama ou pretende amar.
Não estou certo do que vou dizer a seguir, mas acho que essa carcterística, essa capacidade de amar da forma como qualquer merece assim que se entrega a outro; o direito de ser amado; bem, essa característica, acho que pelo menos por agora, não a tenho comigo. Sinto-me seco por dentro e parece que nem me tenho preocupado muito com isso. Mas isto sou eu, e não devo chatear ninguém só por estar (ou ser) limitado nesse capítulo. E por saber disso, não procuro ninguém, nem me parece que por agora precise de ninguém, e por isso não acho justo que estivesse com alguém sem amar essa pessoa. E foi essa característica, um pouco desumana em mim reconheço, que me traiu para criar essa visão - que mesmo sendo horrível, têm-se o direito de escrever , mas sem que procure levar ninguém nessa onda, cada um deve produzir os seus próprios racicíonios, e eu, devo limitar-me a um ponto de vista.- E foi esse ponto de vista que pode não ter agradado a alguém - sem ser essa a minha inteção.- E como acho que a culpa é minha - pois deveria ter revisto o texto mais vezes, coisa que fiz um pouco mais tarde - acho que devo apresentar um pedido de desculpas. Um pedido de desculpas principalmente a quem possa não ter gostado e com toda a razão, mas também a todos os que leram o texto. Quanto aos últimos, desculpa por não ter logo apresentado um texto um pouco melhor - apesar das ideas, essas, se manterem no seu geral, pois continuo a achar que é um ponto de vista, o que mudei foi principalmente a parte técnica, a escrita.
E tudo isto porque, apesar de talvez nem amar alguém consiga - pelo menos por agora, e não me falem da idade por favor, apesar de ter apenas 19 não me considero imaturo, é apenas algo em mim que vêm de há muito e não consigo soltar - não consigo estar mal com quem considero amigo(a), nesse capítulo sou incapaz mesmo. Principalmente quando sei que teem razão, mesmo que possa não concordar inteiramente.
Desculpa.
Desculpem.

3 comentários:

Joana M. disse...

Li dois parágrafos e sorri. Tu és um santo, Nuno, para chegares aqui e justificares o que escreveste no post anterior, pedires desculpa de um texto teu - que bem poderia ter sido fruto da tua singular imaginação. Sorri porque acho que não tens porque te desculpar. Li o teu comentário no meu blog e achei que me entendeste mal - eu gostei de ler a tua visão e só não soube que dizer porque não quis parecer essa miúda. Gostei de ler sem que tenhas de te desculpar, mesmo que aches que estás seco por dentro e que a culpa é tua porque, neste capítulo, não te vês a amar alguém.


Depois disto, só te consigo dizer que és único e que te admiro, sinceramente.

Joana M. disse...

Não tens porque pedir desculpa ou porque ter consciência pesada - não por textos teus, DE CERTEZA.



Tens uma aura tão bonita, sabes?

Unknown disse...

o mundo precisa de mais pessoas como tu, era um lugar bem mais bonito :)
escreve tudo o quiseres sempre, o blog é teu e as ideias são tuas...os leitores agradecem *