Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 25 de maio de 2009

(...)

Uma mulher (recorrendo a um vocabulário mascúlo: nada má) passou por mim com olhar e sorriso convidativos. (digo já que o que a condenou foi o sorriso, com os olhares gosto de jogar, têm é de saber, mas nisso também não tinha muita imaginação) Eu esforcei-me ao máximo para acentuar o olhar insensível que já trazia, (os meus olhos, tal como a generalidade do meu rosto, quando não revelam um ar apagado ou enternecido, - e é difícil apanharem-me nestas situações - ou são insensiveis ou surpresos) mantive-me direito, caminhando calmamente e sempre na mesma direcção, passei lado a lado, dando ainda para ouvir uma cusquice da amiga que ia com ela, mas sem a perceber nem me importar.
(Insensível...?
Talvez, mas se não me interessou porquê não ser sincero e acabar logo.)
Come as you are:

Sem comentários: