Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Carlos Drummond de Andrade

Os ombros suportam o mundo
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.


p.s: este tempo têm vindo a interiorizar-se dentro de mim, é uma liberdade estranha, mas enorme

8 comentários:

maria miguel disse...

o mundo em que hoje se vive nos dá liberdade. por isso, seja ela de que tipo for, seja forçada, inesperada, estranha ou não, é sempre enorme.
ser livre é ser enorme!

maria miguel disse...

*não nos dá

Aubergine. disse...

O meu ? Que está na fotografia ?

:D

Beijinho.

Aubergine. disse...

"Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança."

Adorei esta frase.

Joana M. disse...

:| e que liberdade Nuno!


adorei, li e saborei cada palavra, sabes?


(estou num tão bonito sítio agora, que só queria que cá estivesses comigo :'))

U disse...

Sou livre e feliz, espero que também sejas Nuno :D

A Coração disse...

Adoro este poeta. Escreve com a força do mundo.

pecado original disse...

Eu tenho um mundo em cima dos ombros e outro no meu peito. Nenhum dos dois é mais leve do que a mão de uma criança.