Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


sexta-feira, 8 de maio de 2009

(estes últimos posts fazem todos parte duma mesma história)

onde vivia um avião com o tamanho da minha mão
(não cheguei a medir mas imagino pois eu lá em cima dando-me vertigens, o capataz segurando a escada
-veja lá se caí)
alguém se lembrara dele para o alto dum poste e assim ficara, a hélice a dar a dar tão engraçada
(o capataz
-gostava de saber voar)
o meu pai assim que viu aquilo
-para que queres tu um avião?
(ele a dar a dar bem lá no alto)
-ès maricas tu?
(passa um ventinho e agora mais depressa)
-para que queres esta treta diz-me
tanto por fazer e este nabo de volta dum brinquedo
(digam-me, é mesmo isto preciso)
-chega um homem a esta idade para isto
o meu pai que do sofá já mal se levantava
-não sei a quem sais tu
a vontade de dizer-lhe senhor mas não digo
(prometo não me alongar)
o meu irmão onde, talvez assim que me apeteça levante uma pedra ao acaso e
-O desaparecido
a minha mãe também onde já que só a vejo no armário da roupa onde já não entra, que esquisito
(-que fez do vestido dos domingos senhora, vende-o?)
apenas o capataz
-deve ser uma vista e tanto
a perder-se naquilo
(vontade de agarrar numa marreta e o poste que segura o avião, hão de ver, no chão que é um instante, um fisíco que me explique estas coisas bem depressa)
dado que agora já não nem o capataz a alisar a mão no ar oiço
-ver tudo de cima
uma liçãozita breve teve ele
(lá mais para a frente falo disso, a ver se não me esqueço, acho que não me esqueço, desde quando me esqueço eu de alguma coisa)
apenas o avião a dar a dar numa canção que nunca percebi
(o meu pai
-para que serve isto aqui artista, maricas tu agora?)

3 comentários:

Joana M. disse...

que mal tem amar uma pessoa? :x

Joana M. disse...

Custa sempre lutar por uma coisa que não vem logo. Ele não me abriu logo a porta, mas vai-me deixando entrar. E nós temos uma história, não é um extremo.
E hoje estou bem Nuno, não tens de te preocupar que eu seja frágil ou que me parta porque tenho muito coração pra dar.

U disse...

Deixa-me pensar onde é que vais desencantar isto. E aprender a escrever x)