Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sem espelho

Palavras à muito na corrente. Tento de novo, agora com o momentâneo sentimento de paz espírito, até à primeira hesitação que surja. Uma cadeira vazia, o som de pernas por todo o lado mas nenhum sinal delas, um ecrã onde ninguém reflectido, teclas sem serem premidas a impingirem letras ao ecrã, e o ecrã, coitado, resigna-se. Nota-se o que pode ser uma frase a surgir, a seguir outra, as letras tentam unir-se, vão aos empurrões e a paz desaparece. Uma guitarra distorcida é pedida para acalmar os nervos, Jimi Hendrix, Jimmy Page, Slash, Kurt Cobain, ..., um sorriso a sair de ninguém pois ninguém a ouvir, os primeiros acordes a soltarem qualquer coisa, vibrações pela sala à cata duma célula, dum organismo vivo, mas nada, ninguém a ouvir, ninguém a escrever apesar dos caracteres que surgem. Ouve-se apenas a respiração mais acelerada aquando do sorriso.
Jimi Hendrix - Voodoo Child
"Well, I stand up next to a mountain
I chop it down with the edge of my hand"

Papéis espalhados pela mesa começam a possuir energia cinética, vida. Dos papéis nenhum rosto para amostra, letras em comunhão procuram sentido lá dentro e nada. À pergunta Onde estás, o silêncio como resposta. Um pássaro no seu ritmo de sempre, o resto da chuva no limoeiro a dar sinal, os cães a anunciar possíveis inimigos escolhidos a dedo duma procissão infindável.
A mesma pessoa a sentir desesperadamente que o PC deveria ter uma maior amplitude de som. A necessidade, física, fá-lo sorrir.
"Yeah, hey!
'Cause I'm a voodoo child, voodoo child
Lord knows I'm a voodoo child, baby"

Uma cadeira agora de lado, no computador o que se julga ser uma página a abrir, uma seta a percorrer quilómetros por um click. Na sala enorme nenhum átomo para a guitarra fazer efeito. Caracteres sem efeito juntam-se finalmente graças a um o teclado sem ninguém para o premir.
Uma mensagem publicada por alguém que se ri da sua ausência de reflexo.
Quem sabe, um fantasma.

Bob Marley - Redemption Song
"Won't you help to sing,
another song of freedom?
'Cause all I ever have:
Redemption songs,
Redemption songs,
Redemption songs!"

1 comentário:

U disse...

surgiu, Nuno.
bastante fluente, meu caro.