Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Palavras em Espiral

Às vezes penso que não fui feito para este mundo
Em que todos os dias vejo o que não gosto e compreendo
Em que todos os dias vejo quem não gosta e compreenda
Em que todos os dias vejo quem gosta e compreenda
O que por alguma razão
A mim me faz questionar o leve impulso de sobrevivência
Que dizem ser de natureza humana e o qual não disponho
A mim me faz questionar se alguma vez
Serei capaz de me sentir humano
E crer que tudo o que vejo tem significado
Que tudo o que hoje é aceite será realmente
O que eu aceito.

Gostava de poder viver esta vida como um fantasma
E sentado a uma esquina
Sem sentimentos
Sem anseios
Sem problemas ver os outros
A terem sentimentos
A terem anseios
A terem problemas
E pela primeira vez chegar á conclusão
De que vivemos apenas
Para ter sentimentos, anseios e problemas,
Que tudo o que hoje vemos não é mais
Do que outros querem que nós vejamos
Que tudo que hoje sentimos não é mais
Do que aquilo que ansiamos
E que todos os nossos problemas
Chegam por no final
Todos querem viver como eu,
Á parte, de forma intocável.

Adorava viver perdido
Para nem isso fazer
E tudo o que fizesse, fizesse sem o saber
Porque se o soubesse já nem perigo
Poderia estar e o destino poder louvar.

Que bom que é ser diferente
Que bom que é pensar diferente
Que conveniente é ser-se igual a tantos outros
E como tantos outros fazer o que outros fazem
Nada de diferente que os faça ser
Pois ser não é viver
E apenas vive quem da vida faz
O que dela não nos obriga
O que dela não nos é pedido
O que dela nos faz no fim ser
Maior que ela,
Imortal.

Sem comentários: