Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Os Quadros - "Matisse - La Musique"


És capaz de tocar outra vez?
Porquê?
Mas és ou não?
Não sei. O que fiz parece que fica preso no passado e sinto-me incapaz de repetir.
E se agora eu te acompanhar?
Como?
Tu tocas e eu canto, pode ser?
Não sei.
Porquê?
Tenho medo.
Medo, medo de quê?
De falhar.
Mas porque tens tu medo de falhar? Ainda há pouco estiveste tão bem. Estamos aqui sós. (varreu a largura da sala vazia com as suas mãos) Além disso, eu canto mal. Quem devia estar a ter hesitações era eu.
Pois, mas eu é que dou o timbre. E, acima de tudo, tenho medo de, mesmo não tocando mal, não tocar tão bem como há pouco.
Mas porquê isso agora?
Não sei, nem me perguntes. Isso assusta-me tanto que prefiro não pensar. Há tanta coisa que não sei e perguntam-me. Porque havia eu de saber. Apenas tenho medo, é isso.
Quer dizer então que não tocas?
Sim.
Ok, então canto eu.
Não faças isso. Por favor, suplico-te, não faças isso.
Estás estranha hoje
Se começas a cantar as minhas mãos apoderam-se do meu raciocínio e começo também a tocar. E sei que se começar a tocar assim vai ter de ser à pressa para encontrar o ritmo e nem terei tempo de me preparar. Aí sim, vou tocar mal de certeza.
Ficamos assim então?
Ficamos. E não há nada melhor que isso. Com o conforto dum sofá, longe de tudo, imaginando através dessa partitura as músicas que podiam correr por este lugar mas ficam presas pelo medo. Deixa-me assim ficar. Mais nada te peço. Pode ser que o medo saía. Depois está bem, acompanho-te.

7 comentários:

U disse...

Nirvana também é bom.
Oh, mais um texto lindo |:
O medo, o medo é um monstro feio!

Unknown disse...

tao simples, tão bonito, como o som de um piano!

U disse...

Tenho um «prémio» para ti no meu blog. :)

Á disse...

Gosto bastante dos textos que escreves e como analisando a imagem criaste um texto. É muito bom. Passado, medo, futuro... Tudo isto nos assusta, nos atormenta e nos incomoda. O futuro deixa-nos intrigados, o passado saudade, por ezes bastante. E o medo? O medo roe-nos por dentro. Parabéns

Rita Silva Avelar disse...

gostei muitos dos dois textos. estão originais.

maria miguel disse...

o que tu fazes apartir de um quadro! fantástico (:

Joana M. disse...

"Tenho medo.
Medo, medo de quê?
De falhar."


:'x isto e o final são cereja no topo do bolo.
desculpa a invasão :p