Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Vivenda da Morte

À frente de sua casa, e sem explicável porpósito, havia sido colocado uma estátua que tentava representar a Morte. Como nunca foi vista, por ninguém vivo (garantias não tenho quanto aos restantes), foi esculpida como usualmente é conhecida, um velha embrulhada num escuro vestido de capuz, carregando com a ajuda das suas mãos; por vezes mesmo sem elas; um fatídico instrumento muitas vezes usada para a agricultura e que, no meu ponto de ver, neste caso, deverá representar outro tipo de recolha que não simples vegetações mais ou menos verdes.
Esta, como assim dizer, invulgar ideia, teve partido num jovem político que decidiu apelar ao voto das hostes mais góticas que, segundo esse visionário, também mereciam um objecto público para odarar.
O que safa a todos nós e saber que isto é mentira; pelo menos, até não ser mesmo verdade. E tudo para quê, para dizer que esse alguém tinha a Morte à porta, e por mais que fizesse nada conseguia para o evitar, mesmo reclamando; como já o havia feito nas instâncias municipais correspondentes, para a sua remoção. O seu único consolo era que se assim o pretendesse, podia fugir da Morte todos os dias ao sair de casa. Não se pode dizer que seja um previlégio para todos.

P.S: Peço desculpa por estar um pouco pequeno e não muito desenvolvido. Mas só tinha 3 minutos. Obrigado Saramago, a ideia veio do teu último post. È por estas e por outras que este senhor e Lobo Antunes já fazem falta mesmo antes de ir.

3 comentários:

maria miguel disse...

O título chamou à atenção. Depois de se ler percebe-se e é realmente uma ideia invulgar e muito estranha!

obrigado por cada comentário que fazes, não pelos elogios, pela ajuda :)

U disse...

Eu só sei de uma coisa: gosto do que leio daqui e não tarda nada (vá, quando arranjar tempo) começo a ler livros dessa autoria! *

U disse...

Pois não, mas eu concentro-me é à noite, é quando estudo a maior parte das vezes.