Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Pior do Dia

António Lobo Antunes, em entrevista ao DN, anunciou que só publicará mais dois livros. Um, que já está feito e chama-se Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar? e outro que completa a trilogia iniciada em Arquipelago da Insónia sobre a vida familiar no campo. José Saramago, no alto dos seus 86 anos de sapiência, está ainda às voltas com um livro, mas não tem grandes esperanças quanto a mais.
Ora, e sabendo que nomes como José Luis Peixoto, João Tordo, Rodrigo Guedes de Carvalho, valter hugo mãe, Jacinto Lucas Pires; Ondjaki e Agualusa se quisermos falar de lusofonia, - escritores que tanto gosto, principalmente os angolanos e Rodrigo Guedes de Carvalho - começaram a espremirem-se internacionalmente. Ficamos apenas, (este apenas refere-se à quantidade, não à qualidade, pois essa é inegável) Gonçalo M. Tavares que com a sua imaginação e racionalismo mecânico vai dando a conhecer o nome do nosso país lá fora.
Espero que Lobo Antunes reconsidere. Pois até que surja outro, ainda vai demorar muito tempo. Já sinto falta da sua enorme densidade, das suas descrições altamente humanas, do medo como me prega ás palavras. Desculpem, tenho de parar por aqui. Fiquei com vontade de ir reler Os Cus de Judas, não se importam pois não? Já agora, talvez tente arranjar mais um ou dois. Tantos que ele nos deixa, e como diz, para dar trabalho aos criticos durante 500 anos. Espero que seja pelo menos esse tempo, pelo menos, pois sendo mesmo 500, para ti, são ainda poucos, muito poucos.

1 comentário:

Unknown disse...

assino por baixo, completamente :) sou uma devoradora de livros e de histórias e esses senhores são insubstituiveis. so de pensar que nao haverá mais nenhuma saramago para ler daqui a tempos fico mais pobre de espirito *