Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


domingo, 1 de fevereiro de 2009

2 Reis

Havia dois reis, que se disputavam há muito, e a quem, sem razão aparente: fora dado um presente que de tão singular e mágico, os prometia fazer parar. Isto ocorreu 1478 anos após a nascença daquele que é anunciado como o Salvador, exactamente no dia da terceira Lua Cheia, do respectivo ano.
Pouco credíveis de tal presente, foi-lhes dado a confirmação por um então reconhecido Mestre, respeitado por ambos, e guardador do dito tesouro. Qual não foi a sua admiração quando, chegados à tão anunciada oferenda que os faria assinar a paz, se depararam com dois livros; o primeiro: “Livro da Sentença”, o segundo: “Fome do Passado”. A sua primeira reacção foi perguntar a finalidade do que lhes fora dado, sossegaram quando lhes foi explicado: «Os Livros funcionam em conjunto, neste momento, estão ambos em branco, e têm a particularidade de realizarem o que lá for escrito, caso assim o pretendam. O “Livro da Sentença”, trata do futuro; A “Fome do Passado”, altera o que já foi feito. E, embora vos tenham sido oferecidos, todos esperemos que os mantenham inalteráveis» Cada um seguiu o seu caminho e nunca mais se viram.
O primeiro, chegado mais cedo ao seu trono, com medo do que o seu inimigo poderia fazer, assim escreveu: «Que nunca seja escrita qualquer palavra na “Fome do Passado”. Mal o havia acabado de fechar, depressa este se incendiou. O seu rival, desconhecendo porquê, nem se interessando, nunca mais do livro se lembrou. E assim, esta paz continuou.

2 comentários:

U disse...

O que o medo faz. Mas pelo menos continuou a reinar a paz! Gostei muito. Sim senhor x) *

Sugarcube ♥ disse...

Muito bonito *-* Vou voltar aqui mais vezes.