Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Os Quadros - "Matisse - Odalisque"


"Não, deixem-me, deixem-me agora. Esqueçam que neste canto um coração ainda bate mesmo nunca representado o que acabaram de supor. Esqueçam que vocês poderiam bater com ela, a sério, agora não, hoje não, e este hoje, se pudesse, alastrar-se-ia até sempre. Mas o tempo, sempre o tempo, tão mais fácil não houvesse segundos e minutos, horas e dias para atormentar. Um ininterrupto espaço igualmente distribuído em tons duma alegre e nobre melancolia. Uma seriedade capaz de apagar todos os males e medos que me anseiam a todo o momento; e de volta o tempo; mas esquecemo-lo agora, isso, esquecemo-lo.
Esquece que existo, como já antes referi, esquece também que posso existir contigo, não quero, ou melhor, não me apetece. Não é despeito meu, nem me causas qualquer tipo de repugnância, apenas minha maneira, meu ser se alastra apenas na sombra dum canto que sei que não me engana mais do que deixo. Descansa, não sintas pena, além de inútil ser, neste caso tornar-se-ia mentira. Nada do meu passado, muito menos o presente, me assombra; quanto muito, apenas o futuro me apoquenta, embora seja dele que todos tememos realmente. Não se pode dizer que sofri, pelo menos, algo minimamente comparável ao que se possa descrever como uma Dor, dor com letra grande, aguda, infligida sem razão, não, nada. E sinto-me também assim, passiva, indulgente na minha irreal dor, que tudo o que de fora possa surgir, isso sim, me quebraria."
P.S: Já há muito que faziam falta "Os Quadros"

9 comentários:

Sugarcube ♥ disse...

Que post *-* lindissimo mais uma vez.
Vou seguir :')

Beijinho

Unknown disse...

que texto bonito :) de quem é?

parrotsandlions

Á disse...

Eu adorei este texto, Nuno. Adorei mesmo. :)

U disse...

Grande excerto, quem o escreveu sabia do que falava e sentia-o.
Ah menino, como eu gosto de vir aqui x)*

maria miguel disse...

A cada texto que escreves melhoras, de dia para dia.
Adorei, e o mais bonito é que é teu, foste tu (:

Catarina disse...

Adoro bastante e concordo plenamente com o comentário acima

U disse...

O fio da máquina. :p *

Catarina disse...

Ainda não li, mas estou a pensar ir amanha na minha hora livre requisitar um deles á biblioteca (:

Á disse...

:) Obrigada. Mas o teu texto, meu Deus, está maravilhoso. E, juro, que não estou a exagerar. ;)
Muitos parabens, para ti também.