Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Me & Hank


"People, they don´t write anymore, they blog." - È bem verdade. Num lado, há blogs muito bons - Como Uma Apóstrofe, Coração em Demasia, D`um Detalhe, Parrots and Lions, A Luz da Lua Nova, Laranjinhas há muitas, mas como eu não há nenhuma... -, muito bem escritos, sinceros, etc. E não só os que referi, embora considere os anteriores os melhores que conheço, talvez um outro nível - ao qual gostava de pertencer. Mas tenho uma lista aqui ao lado com esses e outros blogs que também me dão prazer ler, que recomendo a todos, que me fazem pensar e crescer um pouquinho mais. Isso também deve contar para alguma coisa.
Mas, há outros que enervam-me com a quantidade de treta que leio. Às vezes espanta-me a quantidade de estupidez que pode conter uma linha. Verdades óbvias, generalizações, presunções, vitimizações, emoções a quente, etc. Só me dá vontade de dizer "cresçam e vejam bem o mundo lá fora."
Sei que não sou melhor do que ninguém, mas pedir um pouco mais de reflexão quando se escreve não me parece muito. Deixo uma sugestão, pensem também na outra perspectiva, no outro lado, o distanciamento ajuda muito. São só mais um(a). Acredito que sentem o que escrevem, nem peço a ninguém que seja perfeito – eu estou muito longe –, podem apenas querer desabafar, ninguém é obrigado a saber escrever - eu não sei. Mas, se escrevem, e se é para outros lerem - por alguma razão é um blog, está na internet -, ao menos que tratem quem vos lê com respeito. Os outros também sabem pensar, também conhecem e já viveram umas coisas, e muitas dessas situações são até parecidas. Há muitos lados.
Esta é a minha opinião, que nem merece ser levada em conta. Eu próprio já errei muito por aqui, e vou errar ainda mais, e arrependo-me disso. Mas tento dar sempre o meu melhor, apesar de tudo o que me pode acontecer, de tudo o que posso pensar mais a quente no momento, mas tento o meu melhor, e escrevendo com sinceridade. E acredito que há quem também possa mais, as pessoas são inteligentes, muitas vezes é um problema de customes.
Cada um pode pensar o que quiser, é livre disso. Digo apenas isto, se mantenho o blog, é por algumas pessoas que já conheci por aqui, pelo que leio dessas pessoas, e que considero de muito bom, sincero, pensado, de humano. São textos a milhas do que faço. E ver isso motiva-me não só a continuar, como também a escrever mais e melhor - sou um pouco preguiçoso. Eu não blogo para ter comentários, sei bem que o que escrevo não interessa à maioria das pessoas - não escrevo sobre amor nem nada disso, não tenho experiência suficiente para isso, não gosto de mentir para proveito próprio, basta ir a uma livraria e ver a quantidade de romances de amor que existem, quanta treta se escreve, é fácil mentir nesse campo e criar falsas expectativas, eu não gosto de o fazer na realidade, não me parecia justo fazê-lo aqui. Mas gosto de comunicar, e se tiver algo de novo e interessante para dizer, tanto melhor.

6 comentários:

MafaldaMacedo disse...

Concordo plenamente com o que dizes. Chega-se a tornar cansativo muito do que se vê por aí na internet. Ás vezes tenho receio de cair nesse aglumerado de blogs que "falam por falar" sem notar. Agradeço o facto do meu nome do meu espaço habitar por aqui, e fico realmente contente.
«ninguém é obrigado a saber escrever - eu não sei»
uma verdade e uma mentira a meu ver ;)

qel disse...

Não podia estar mais de acordo contigo. Mas, sabes, o que me irrita mais é quando escrevem palavras abomináveis como "disses-te" e afins. Choca-me. Ah, e já agora, um sincero obrigada por me teres aí, nessa lista, como referência :) *

'stracci disse...

Se não tivesse blogues, tinha cadernos de notas. Escrevo porque gosto e sinto necessidade. É uma forma de conversar comigo mesma.
De qualquer forma, tens toda a razão no que disseste, menos numas certas partes que eu cá sei. :P

Catas disse...

Disseste tudo, nesse teu texto. Concordo plenamente..

maria miguel disse...

Não podia passar sem comentar este post, como deves esperar.
"Eu não blogo para ter comentários" - é por isto que perdi o interesse e a vontade de comentar outros blogues. Comecei a aperceber-me que não comentando o blogue dos outros os comentários diminuiam, o que quer dizer que é um 'toma lá, dá cá'. Já falamos sobre isso, sabes que partilhamos a mesma opinião :) beijinho e mais uma vez, obrigado por me nomeares *

A Lisboeta disse...

Este texto diz tudo. A maior parte dos blogs que se vê por aí,não dizem nada. Frases cheias de superficialidade. Vazias.

É mais dificil encontrar um bom blog. Enfim.