Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Menino de Coração Grande

"Tenho uma doença que a mãe chama de Coração Grande. Ela ouviu lá dos médicos, eu não sei o que isso é, ela também não. Ela me disse que um dia ia da Guiné a para curar o meu problema. Assim já podia voltar à escola e aprender a escrever o meu nome. Escrevia «Tomé Júnior» numa letra bem bonita que nem as das raparigas (o meu irmão mais velho é que me disse que as raparigas tinham letra bonita, fazem muitas voltas e mais não sei o quê) e havia de dizer
-Sou eu
mas eu ainda só sei dizer, não sei quem está a escrever isto ou porque o faz. Ele disse-me que gostava muito de mim e eu acredito, mas não me pode fazer nada. Disse-me que não era bem isto que queria dizer e o que eu precisava mesmo era de ir a Portugal, à terra onde os meninos nascem sem o Coração Grande, ou se nascem são logo tratados. Talvez o chegasse a ver. Mas a minha mãe disse que isso é difícil, que não podiam ir todos, mas que eu não me preocupasse pois um Anjo qualquer me ia ajudar, ela ia pedir. Todos os dias fala com pessoas que não conheço e que lhe mandam rezar depois de olhar para mim. Depois disso, ela diz então uma asneira qualquer e começa a falar muito depressa de homens que parece não terem Coração Grande como eu e conseguem ir na mesma, ela diz que têm dinheiro e depois conseguem ficar por lá.
Se eu pudesse não havia aqui nem um menino e íamos todos para a rua jogar à bola. Disse isso à minha mãe e ela diz que quem pode mandar nisso é Deus, eu perguntei-lhe quem era Deus e ela disse que era que nem um Presidente, mas assim muito grande, um Presidente que podia mandar no mundo. Eu aí respondi que então gostava muito de ser Deus, ela disse que não e quase me batia. Eu perguntei-lhe então se ela não gostava que eu fosse Presidente do Mundo já que era quase o mesmo, e aí ela disse que isso já podia ser. Quando for grande como o meu pai hei-de ser forte que nem o Tobias que já têm 14 anos e manda lá na rua onde eu vivia. Por sorte dou-me bem com ele se não nem sei, tenho pena do Octávio Balofo. E assim que for grande e forte, e for o Presidente do Mundo, hei-de dizer bem alto
-È meu
e a partir daí não há nem mais um menino, nem aqui nem noutro lado, longe duma bola e da escola. Os pais e as mães vão ser todos ricos e nenhum vai trabalhar, ficam para sempre em casa para quando nós, os meninos, precisar-mos deles (gosto muito de brincar com o meu pai, ele sabe uns truques, mas raramente pode). Ela disse então que eu devia estar a dar em maluco. Eu não lhe disse mas acho que deve ser do Coração Grande, não sei bem o que isso é mas deve ser daquelas coisas que põe as pessoas que nem os doidos."

Se tiverem dúvidas, neste link podem saber ao certo que doença se trata. E sim, chama-se mesmo, mas vulgarmente, Coração Grande. O nome correcto é Cardiomiopatia dilatada.
Soube destes casos ontem, numa reportagem da SIC Notícias. È interessante ver. Marcou-me não só a alegria destas crianças e a sua ingenuidade, o débil Sistema de Sáude da Guiné-Bissau - os pais dão o que não têm para pagar tudo -, e a corrupção, mas também a apatia de muitas mães que as acompanhavam. Mas percebo, em zonas destas, onde falta tudo excepto guerra e doenças, até a humanidade torna-se débil. Não é terra para quem de Coração Grande.

2 comentários:

U disse...

tem mesmo coração grande e sonhos lindos.. é comovente, mas também triste. quando é que vai mudar não sei, mas que devia, devia.

*

Rita Silva Avelar disse...

fiquei emocionada. custa-me saber da vida que tanta criança leva em África. É um continente tão rico e tão pobre ao mesmo tempo.

beijinho