Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 8 de junho de 2009

como uma apóstrofe

De longe o melhor blogue que conheço. A cada post que leio a admiração cresce. Como eu já lhe disse, ninguém (vá, poucos) escreve assim.
O que mas salta à vista è a poesia da sua prosa. Cheia de símbolos e metáforas - e é isso a poesia na prosa, não frases esotéricas ao desbarato-, vai buscar a imagem certa - mesmo sendo outra coisa - para o que quer dizer - que inveja! E tudo isso para nos falar abertamente sobre o que sente, sem medos ou restrições, sem ideias baratas, sem pretensões ou ideias feitas. Apenas ela.
E é incrível a forma como o faz, a forma como encaixa as frase e as palavras. Por vezes duma forma muito subtil, o que ainda me encanta mais por me obrigar a pensar e a decifrar o que escreve. Sempre há volta.
Cada palavra e frase têm o seu lugar, parecem contadas. E isso ainda nos deixa mais dentro do texto por nos obrigar a saltar para dentro dele. Só lê-los já é uma sensação. Autênticas obras de arte.
Vê-se que há assuntos que a deixam mais à vontade, que a fazem transmitir tudo o que sente e mostrar o seu potencial artístico. O último post é um excelente exemplo disso, consegui andar sempre à volta do que tinha para dizer, e mesmo assim deixar-me de boca aberta. (não sei mesmo se não houve uma lágrima ou outro a querer saltar enquanto o escrevia)
(Não, não exagerei nem um pouco. Tudo o que aqui disse é verdade. Só espero que escreva cada vez mais para continuar a sentir-se mais à vontade, e assim abordar outros temas ao mesmo tempo que alia as suas imagens - essencialmente para começar a criar histórias e abrir-se por completo; tudo lá é o seu íntimo e admiro-a por conseguir extravazar assim. Espero que haja cada vez mais pessoas a lê-la. Não conheço outro blog que mereça mais visitantes.)

2 comentários:

maria miguel disse...

ninguém pode ter noção do que este post significa para mim. sempre me elogiaste cada palavra, chegaste até a ajudar nalguns posts. um obrigado do tamanho do mundo, por acreditares que sei escrever e que tudo o que escrevo, sinto de verdade.
acertaste, no último post não houve uma lágrima a querer saltar, saltaram muitas, e conseguiste entender palavra por palavra, o que é muito bom.
mais uma vez, estou parva x) obrigado Nuno. um beijinho

Joana M. disse...

uau.

sublinho tudo o que disseste e admiro-te, muito. à maria miguel também, pela poesia na prosa, tens razão.