Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Os pastos de Gulgong



"Michael Kiely, agricultor australiano e fundador do grupo Carbon Coalition, inspecciona os pastos da sua propriedade em Gulgong, 240 quilómetros a Norte de Sidney. Na Austrália está em curso uma revolução pacata, através da qual os agricultores esperam vender créditos de carbono no âmbito da luta contra as alterações climáticas. Foto: Tim Wimborne/Reuters" in Público


Ficção:
A minha mulher pergunta-me e eu não sei o que responder, ou então não quero e passo ao lado. São apenas ervas secas diz ela, são apenas ervas secas concordo eu. Depois diz-me que eu tenho empregados para alguma coisa, eu respondo que os conheço bem e gosto deles. Ela diz então o que é, eu saío de casa.
Passo as mãos por aqui e penso nela, nos meus filhos (um deles vai ser pai, já vos contei?). Estou com ela e com os meus filhos (o que vai ser pai traz por sua vez a mulher dele) e penso nestas ervas secas. Estou aqui e sinto-me livre, basta tocar. Estou com eles sinto-me seguro e em paz, basta vê-los.
Toco nestas ervas secas e por divagações pergunto-me quais serão as do meu filho (que, só para nós dois, digo já que vai ser pai). È inteligente e não tarda muito manda aqui, mas não sei se as suas ervas serão as mesmas ervas secas que estas. Se assim que eu me reformar continuarei a poder passar por aqui a mão e uma vez por outro vê-lo a fazer o mesmo, isto enquanto pensamos nos nossos; não é preciso falar.
Enquanto viver quero para sempre estas ervas secas e nada que me disserem me irá fazer mudar de opinião. Vou procurar o meu filho (já vos contei que vai ser pai?)

Sem comentários: