Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conversas com um amigo

Uma mini para cada um. Há um tempo que não o via, apesar de me dar muito bem com ele. Além de por vezes me fazer rir um bocado. Um excerto que agora me fez pensar:
-O Miguel já comeu três. O Renato foi só uma, mas fez logo o que havia a fazer.
(ele falava com uma carta autoridade, como se, se fosse possível chamar-lhe "sucesso", também se deveria um pouco a ele; nem imaginam a inveja que não tive, falo a sério. estas conversas pouco me inteteressam e dei outro golo que a sede nestes dias têm sido demais, soube mesmo bem)
-O Rodrigo é que se prendeu antes de ir. Agora não aproveita.
(também não tive inveja nenhuma dele - é raro ter inveja de alguém - lembrei-me foi da rapariga, Tânia, é gira e simpática. este Rodrigo sempre teve juízo, por vezes perdia-se era em boleias do INEM)
-Devíamos era ir para Lisboa ou Coimbra. Agora todos arranjam namorada.
(apesar de concordar com o ponto de vista - são mesmo muitos - fiqui outra vez indiferente, a minha Sagres sempre à mão dá outro sabor ao raciocinio. deve haver algo errado em mim, mas não me interessa)
-Lisboa e Coimbra? Então e no Porto, Faro...? - perguntei eu apenas para não parecer alheado.
-Ah... também. Mas não conheço muita gente nesses sítios. Não sei.
- Talvez. Mas é capaz de ser fixe. Pelo menos é mais longe daqui. - de novo a fazer conversa, enerva-me ter de fazer conversa (ou responder a ela).
Aí talvez tenha ficado impaciente e perguntou-me:
-Então e gajas?
Queria ser sincero e dizer que não me interessava muito por agora, mas por respeito a ele fiquei-me por um "Vai-se andando. Uma aqui, outra ali." - mentira. Não quis parecer insensível e perguntei como ia ele.
-Comi uma hà duas semanas. Já andava a ficar um pouco lixado.
Bebemos mais um bocado, à saida puxou dum cigarro, ofereceu-me outro mas recuse. Disse que eu fazia bem, era um mau vício e gasta-se muito dinheiro. Fui a casa dele, jogamos um pouco de PES (não é assim tão degradante como vocês pensam, têm muito de táctica; OK, um bocadinho). Fiquei apenas um pouco lixado por me ter ganho 4-2 (não estou habituado a jogar na Playstation) em jogos. Mas lá me vingava com o meu Messi- fazia a defesa dele em papas.
Gostei de estar com ele. Às vezes - muita raras - têm conversas que não me interessam tanto, mas pelo menos fazem-me rir um bocado. E sei que está sempre para o que for preciso.

Sem comentários: