Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


sábado, 20 de junho de 2009

Estratégia


Esta parte está incrível, eu - no conforto do meu sofá - não consegui evitar um sorriso. Estou mesmo muito longe de poder imaginar o que passa pela cabeça duma pessoa numa situação destas.
Excelente filme - Tropa de Elite - não apenas meras cenas de "porrada" mas uma confrontação levada ao extremo, e uma apresentação dos dois lados de forma ìntrega. A principal mensagem - pelo menos a com que fiquei - não é dizer quem são os "bons e os maus", os relatos das favelas, a opinião sobre os policias e os traficantes, a corrupção e o tráfico, as crianças que "crescem" neste ambiente (as que são capazes de passar por tudo isto e no futuro tornarem-se (ou manterem-se) honestas, têm o meu mais ínfimo respeito, é preciso muito carácter e força que também pode ser potenciada nestas situações) - há diversas interpretações neste filme para isso, mas isto é um filme e não necessariamente uma investigação jornalística.
A minha opinião é que, inteiramente, não existem esses "bons" e esses "maus", são seres humanos; muitos erram sem hipótese de fazer outra coisa, outros têm hipótese e não o fazem - o mesmo para fazer o que é certo.
Mas julgar é muito fácil; é uma acção, muitas vezes, cheia de lugares comuns e traiçoeiros. O que torna este filme tão grande é a forma como mostra a diferença entre homem e Homem, nas mais diversas situações. E como se pode ser Homem mesmo errando - uma ideia que me atormenta várias vezes. Ganhou o primeiro prémio do Festivel de Berlim 2008.

Há uma frase dum escritor angolano, Luandino Viera, em "Nós, os do Makulusu" que adoro: "Um rapaz também se cansa de não ser homem". Ou ainda, Hemingway, em "O Velho e o Mar": "Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado."
Quem é íntrego, quem é capaz de dizer não, é invencível, mesmo que seja destruído..

Sem comentários: