Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ilhas de junco


"Peruanos das Ilhas Uros perto das suas casas de junco no lago de Titicaca. As Ilhas Uros são compostas por um grupo de 70 casas de junco que flutuam na água daquele que é o mais alto lago navegável do mundo...Fotografia: Mariana Bazo/Reuters" in Público

Ficção:
Acabei por ficar. Os meus pais já cá estavam. Os meus filhos devem fazer o mesmo. O lago nem sempre foi assim, quando era mais nova estava mais azul. Hoje já só brincam na costa. O meu marido fala dum monstro que há para o meio, eu falo dele aos mais novos; o meu marido fala com os outros maridos, os mais novos com os outros mais novos. Assim dão menos problemas. A água era mais azul e até tinha mais peixe. Havia sempre canoas dum lado ao outro, agora é mais raro. Olho para o lado e pergunto-me de onde veio este junco todo, eu vou buscá-lo todos os dias - dá sempre jeito - mas nunca dava para isto tudo. O meu marido diz para eu me calar e eu calo-me; gosto muito de ir apanhar junco com as outras. O meu mais velho fala muito em Lima, arranja por lá qualquer coisa e depois diz que faz as malas e mete-se em Buenos Aires, para conhecer o Maradona; eu pergunto-lhe:" Quais malas?". Coitado, nunca teve muito jeito para a pesca. O do meio, que têm por agora 11, fala em subir as montanhas e ir até as minas, sempre foi trabalhador o meu rapaz. O outro ainda anda pela escola e por lá lhe falaram dumas ruínas quaisquer. Eu bem as conheço, mas é só pedra, não percebo. Eu sou descendente das pessoas dessas ruínas, o meu avô bem me falou nelas e passei a saber tudo sobre eles, gosto deles. Os estrangeiros às vezes passam por aqui e perguntam-me pelos calhaus, mas eu só percebo de juncos e não digo nada; eles riem-se. Por vezes engano-os e vendo-lhes cestas feitas com juncos, nos outros lados há muito dinheiro. Cheguei agora do junco e de longe vi o meu marido com os outros maridos a pescar, não olhou para mim nem eles olharam. Nós perguntamo-nos porque é que não dizem nada quando estão a pescar, é esquisito. Deixei o junco onde o deixo sempre e os meus filhos depois que o tratem. Agora desculpem-me, mas o sol já vai alto; não tarda aparecem-me aí todos e eu sem nada feito, acho que ele deixou para ali um bocado de peixe."

Sem comentários: