Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


domingo, 28 de junho de 2009

Tiananmen 1989 - um mero herói



Nunca se descobriu quem foi. Caso contrário, teria sido logo executado e o mundo ganharia um novo mártir, um símbolo. Mas isso é completamente secundário, se quiserem tirar lições deste acontecimento, na minha opinião, seria a coragem dum desconhecido de sacos na mão que se colocou à frente dos tanques em plena repressão (para quem não sabe, foi uma espécie de Maio de 68 na China, os estudantes lutaram pelos seus direitos contra o regime; com a enorme agravante de alguns morreram, e outros seram torturados e presos). Todos os que morreram também podem ser considerados mártires, mas nunca seriam tomados como verdadeiros símbolos desta luta. Para isso, seria preciso a presença de algo físico que as imagens e as fotos podessem comprovar. E isso enerva-me, as milhões de pessoas inocentes que sofrem sem hipótese de sair cá para fora um mísero grito, uma voz ou uma imagem que fizesse alertar as consciências e pressione os políticos deste mundo a fazer alguma coisa. Uma imagem vale mais que mim palavras - uma morto testemunhado têm mais valor que milhões escondidos em valas. Não consigo com isto, nem que fosse só uma vida, símbolo ou não; simplesmente não consigo. Eu agora estou aqui a escrever enquanto milhões estão a sofrer das mais variadas causas sem se fazer nada, à espera dum fatídico símbolo que alerte tudo isto. Quantos milhões são precisos? Aconteceu em 5 de Junho de 1989, um dia depois do massacre que originou centenas de mortes.
Por tudo isto, prefiro salientar a coragem, o exemplo duma acção concreta, anónima neste caso. Em vez de rostos para lamentar, temos um Homem para seguir. Um Homem sem a mínima pretensão a servir-se da grande acção que cometeu e foi sozinho contra os tanques, e fê-los parar. Um Homem que neste momento pode estar a passar pelas ruas de Pequim, com outros sacos na mão, lado a lado com tantas outras, também elas de saco na mão, a fazer contas à vida pela família que têm para ajudar.
Para mim, um verdadeiro herói. E apenas mais um, mas um Homem acima de tudo. Não pode haver melhor título. Eu, pelo menos, não trocava esse título por todo o ouro e fama deste mundo, nem que tivesse de passar fome. Um Homem, que também foi símbolo, mas por ser Homem; não porque disse isto ou aquilo, cantou uma música qualquer, fez rir não sei quem. Não, apenas parou um tanque. E encheu de coragem e esperança milhares, e ainda hoje o faz.

P.S: Há uns dias vi uma reportagem sobre a China actual, e descobri que devido à Censura local, a grande maioria dos jovens – e não só - não sabe o que aconteceu em 1989.
Pergunto-me o que pensará este homem quando hoje passa pelas ruas de Tiananmen. O que pensará ele do boom económico so seu país.
("Tiananmen" significa Paz Celestial)

3 comentários:

al disse...

concordo contigo. isso da maioria dos jovens não saber nada sobre o acontecimento era perfeitamente previsível..

Aubergine. disse...

Eu desconhecia a existencia deste video. Pensei que as imagens deste herói se resumissem às famosas fotografias que, um pouco por todo o mundo (exceptuando a China), se conhecem.

Obrigada Nuno, um beijinho *

Joana M. disse...

Estudas política, Nuno?


Não conhecia até ler um livro que falava do evento na contracapa. Nasci em 89 e achei que não teria desculpa para não conhecer só porque era recém-nascida para compreender. Se isso servisse de desculpa não saberia nenhum evento da História que me antecedesse. Informei-me e descobri heróis. Os heróis que tão fielmente retratas. Fazes jus aos mártires, aos lutadores, até aos que não ficaram para símbolos.


Orgulho-me de ti, Nuno.