Em Israel, o serviço militar é obrigatório e motivo de orgulho, todos os jovens, homens ou mulheres. O caso, não seria tão alarmante não fosse o propósito desse serviço, a guerra. Uma ocupação tirânica, há décadas, para com um país vizinho, fomentando apenas mais guerra, num ciclo vicioso e infernal sem solução há vista.
Há alguns jovens que declaram objecção de consciência, algo que, em termos legais não é aceite. Pertencem ao chamado grupo "Shministim". Como tal, são mantidos prisioneiros na tentativa de mudar de ideias, de fazerem algo que para a maioria das pessoas é considerado heróico e o maior momento das suas vidas. Algo que, na minha visão, chamo "matar".
Neste site, http://december18th.org/, poderão encontrar testemunhos de alguns jovens na sua luta, os seus relatos e razões. Poderão ainda encontrar mais informação sobre o assunto e tirar a vossa própria conclusão. A minha, já foi há muito tomada.
O principal objectivo deste site é fazer pressing para a libertação destes infames objectores de consciência, que, no fundo, só lutam pelos seus direitos e desejam a paz. Para tal, basta que assinemos uma carta disponível na entrada do site, todas as assinaturas são importantes.
Tirar o poder de decisão nestes casos é desumano, é alienar por completo a vontade individual de cada um e os seus direitos, o direito mais essencial para qualquer um, o direito de pensar e decidir por si, sem que por isso, prejudique terceiros. Aliás, neste caso, parece-me ajudar.
Não é apenas um luta por uns, mas sim uma tentativa de mostrar a outros que existem mais soluções, não apenas em Israel, mas para todo o Mundo.
Alguns testemunhos:
Sem comentários:
Enviar um comentário