Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Os Quadros - "Card Players" de Theo van Doesburg


“A confusão é um estado onde se aclaram as ideias. Qualquer imagem é antecessora duma outra, duma outra vida anteriormente influenciada, tudo isto numa ligação interdependente, irreal e possível ao mesmo tempo, um conjunto de carecterísticas comums dando forma ao que hoje vimos, ao que somos do que vimos, ao que todos como um só representamos numa rede interligada, indissociável de sentimentos, pensamentos e formas, o mundo. Ressentindo quando um quebra, subindo quando outro engrandece.
Indissociável é igualmente minha alma que alastra-se em linhas procurando novos caminhos, novos eus. Um encontro de motores na rua, um lado um sentido, outro lado outro, um ponto uma vida, outro ponto outra vida. Uma comunhão de existências singularmente completas entre si, em mim representadas neste canto que por momentos é meu corpo, ele que jaz assustado num canto de sala, num canto de nada, uma inexistência concreta, palpável. Nunca mais que uma figura pois perpétuo só o transcendente. Só estes pontos de emoções retidas capazes de carregar milhões de anos em imagens, em sentimentos e pensamentos, em vidas que ficaram, estes pontos tais como imagens, tais como palavras, tais como sonhos e outras essências verdadeiramente duradoras para salvar o mundo. Uma vida como sentido, um sentido como força, força de pontos poéticos de mil cabeças entre si, pontos nossos hoje meus.”

2 comentários:

Rita Silva Avelar disse...

muito interessante, mesmo. Não conhecia nem o autor nem o tipo de quadro.

Catarina disse...

Gostei bastante, depois de ler o post que colocas-te, interessei-me e fiz um pesquisa onde encontrei imagens extraordinárias