Não é necessário que saias de casa. Fica
à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas.
Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo
virá oferecer-se a ti para que o desmascares,
não pode fazer outra coisa, extasiado, ´
contorcer-se-á diante de ti.

Franz Kafka, "Aforismos"


domingo, 14 de dezembro de 2008

Os Quadros - "Commissions et colloques" de Pierre Alechinsky



“As estrelas foram coladas no céu para serem admiradas. Às vezes, gostava de ter uma tesoura e recorta-las, levar todas as que possa para a minha vida, para a minha parede, para o meu sonho. Minhas, só minhas.
Dizem que partilhámos a mesma matéria, a mesma origem num ponto minúsculo, um começo de Vida do qual todos surgimos e um dia regressamos. Uma viagem onde humano e divino se misturam em cores e brilho, magia e Arte. Intermináveis corredores de ilusão.
Nesse corredor, elas imploram-me por altos brilhos que as leve, feche os olhos e ao abrir as vejo de novo, num abrir e fechar transformando escuridão em imagens encadeadas de desejos e desilusões, memórias. Tudo à minha frente entre quatro linhas pretas. Sendo o luar a banda sonora dessa música onde inúmeras formas como um todo soltam inúmeras formas como um só, mostrando inúmeros sentimentos meus, simétricos, em que a vontade de ficar è igual à de fugir e, apenas por simétricas serem, fico.
Uma mistura de luz e sombra, Vida, pós-Vida, admirando tudo o que nunca vi antes, lado a lado com o que conheço de hoje. Um "quadro" de mil figuras entre chamas de fogo, mil sonhos por cumprir em corpo de ninguém, mil sonhos por sonhar em corpo de quem?
Ao adormecer, o mundo parece um reflexo de imagens concebidas à minha vontade e gosto, pena não ser pra sempre”


P.S: Rita, agora já tens um quadro de Pierre Alechinsky, não na tua parede, mas na tua imaginação, de maneira concreta. Basta fechares os olhos e sonhares.

Sem comentários: